Notícias locais

27 de março de 2024

STJ decide que TUSD e TUST integram a base de cálculo do ICMS


Réplicas de relógios Breitling são réplicas de relógios 1:1 de última geração. Réplicas de relógios são fabricadas em vários graus de qualidade.

As melhores réplicas de relógios Swiss Clone estão disponíveis exclusivamente nestas réplicas de relógios. Não fornecemos nossas réplicas de relógios Rolex para outras lojas online.

Réplicas de relógios baratas Vendemos as melhores réplicas de relógios suíças AAA para o melhor lugar para o site de relógios Rolex Clone 1:1. Compre agora!

Navegue por nossa seleção de réplicas de relógios rolex com desconto, todos à prova d’água. Compre réplicas de relógios Rolex com desconto perfeito em nosso site agora.

Em 13/03/2024, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, julgou o tema 986 e decidiu que as Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) compõem a base de cálculo do ICMS nas situações em que são lançadas na fatura de energia como um encargo a ser pago diretamente pelo consumidor final, seja ele livre (aquele que pode escolher seu próprio fornecedor de energia) ou cativo (os contribuintes que não possuem tal escolha).

No entendimento do relator, ministro Herman Benjamin, no contexto do sistema enérgico, as etapas de produção e fornecimento de energia constituem um sistema interdependente, bastando-se cogitar a supressão de uma de suas fases (geração, transmissão ou distribuição) para concluir que não haverá a possibilidade de efetivação do consumo de energia.

O relator também destacou que apesar da edição da Lei Complementar nº 194/2022 e a expressa previsão de que não incide ICMS sobre os serviços de transmissão e distribuição e encargos vinculados às operações com energia elétrica, esse dispositivo, contudo, teve sua eficácia suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de decisão liminar na ADI 7195.

Quanto à modulação dos efeitos da decisão, houve recorte temporal na data de 27/03/2017, ou seja, contribuintes que até essa data tenham sido beneficiados por liminares poderão recolher o ICMS sem a inclusão da TUST e da TUSD na base de cálculo, passando a incidir o imposto normalmente com a inclusão das referidas tarifas, a partir da publicação do acórdão do julgamento ora analisado.

Em que pese a FecomercioSP ter ingressado com medida judicial própria, representando todas as empresas associadas e sustentando que o fato gerador ocorre apenas no momento no qual a energia é efetivamente consumida, o julgamento em comento foi realizado sob o sistema dos repetitivos, e a sua tese deve ser aplicada em todos os processos semelhantes em trâmite nos tribunais de todo o país.

 

Atenciosamente,

 

Assessoria Jurídica

FecomercioSP.

 

FONTE: MIX LEGAL N. 99/2024 – FECOMÉRCIO SP

Voltar para Notícias
https://www.kursusseomedan.com/ https://artdaily.com/bocoran-admin-jarwo.html http://www.radicalislam.org/ http://www.iwebtool.com/ https://researchnews.cc/bocoran-rtp-slot-live-tertinggi-hari-ini.html https://artdaily.cc/bocoran-admin-jarwo.html https://artdaily.com/bocoran-admin-riki.html http://dinnermode.org/